Viver de vendas: Tudo que você precisa saber!

Viver de vendas: Tudo que você precisa saber!

Tem pessoas que são verdadeiros vendedores natos, tudo que cai nas suas mãos vendem com facilidade. Porém, para viver de vendas é preciso muito mais do que isso. Persistência, paciência, planejamento e honestidade são alguns dos requisitos para fazer sucesso nesse fabuloso mundo de oportunidades. Neste artigo iremos explorar tudo que você precisa saber para ser um bom vendedor e viver de vendas.

Se pararmos para pensar na quantidade de oportunidades que existem para quem quer viver de vendas, podemos ver que não são poucas. 

Todos os negócios, das micro às macro empresas, precisam vender seus produtos ou serviços para continuar existindo. Da mesma forma, todas as pessoas sempre têm algo que precisam consumir para satisfazer suas necessidades, independentemente de quais sejam elas.

Uma vez que temos esses dois lados, o fornecedor e o comprador, é necessário fazer uma conexão entre eles e é precisamente aqui que entra o nosso protagonista: o vendedor!

Neste post, você vai descobrir qual é o perfil de um bom vendedor, quais são as modalidades em que pode desempenhar essa função e como se tornar um vendedor de sucesso. 

Então, acompanhe as próximas linhas e descubra se é aqui que está o seu futuro profissional!

Qual é o perfil de um bom vendedor?

O profissional que quer viver de vendas deve ter a maioria destas características: 

  • ser atencioso;
  • simpático;
  • agir com honestidade;
  • gostar de conversar;
  • querer atender as necessidades das pessoas, resolvendo seus problemas;
  • gostar de buscar soluções;
  • gostar de socializar.

Se você tem todas, ou quase todas, das características acima, tenha certeza de que você pode se tornar um vendedor de sucesso!

Algumas dessas habilidades podem ser desenvolvidas ou aprimoradas, porém há algo que não pode faltar: paixão pelo que se faz. O resto, não tenha dúvidas, você pode aprender.

Outro fato importante a considerar, é que assim como em outras carreiras, o profissional de vendas requer preparação. 

Por mais que o senso comum de que vender é um dom natural ainda seja bem difundido, nada jamais irá superar a preparação.

Quanto mais conhecimentos técnicos você adquirir, mais preparado estará para superar os desafios da profissão.

Por isso, um bom vendedor também tem que desenvolver as seguintes habilidades:

  • planejamento
  • organização
  • resiliência
  • persistência
  • proatividade
  • comprometimento

Como todo começo, o início nas vendas pode ser difícil. Por esse motivo, é preciso ter paciência até fazer tudo acontecer e, justamente por isso, a planificação é fundamental. Com um plano bem traçado você pode ir organizando seu futuro de acordo com metas realistas e ir incrementando-as de acordo com seu desenvolvimento na carreira. 

Tenha em mente sempre que, como em todas as profissões, é comum um vendedor ter altos e baixos, por isso, você deve estar sempre preparado e ser resiliente e persistente para alcançar seus objetivos até ter o sucesso que espera na profissão.

Por ser uma profissão extremamente ampla e fundamental nos mais diferentes segmentos do mercado, existem diversas alternativas para quem quer viver de vendas. O bom vendedor pode trabalhar para uma empresa sob o regime CLT ou pode exercer a função de forma autônoma de diferentes maneiras, por exemplo. Veja a seguir suas opções!

Quais são as modalidades em que posso viver de vendas?

Dentro da área de vendas, você pode se desenvolver de diversas formas. Vai depender dos seus interesses e da afinidade do seu perfil com cada uma das modalidades. 

Vendedor CLT

O vendedor CLT é o profissional que é contratado por uma empresa com carteira de trabalho assinada. Conta com todos os benefícios do regime, como salário fixo, além das comissões, férias, 13º salário, entre outros.

Entretanto, assim como todo trabalhador com vínculo empregatício, tem um chefe ao qual está subordinado, além de um horário a cumprir e outras obrigações inerentes ao cargo. 

Representante comercial

O representante comercial autônomo é um profissional que representa a empresa junto aos seus potenciais compradores, fazendo a intermediação das vendas. A prestação deste serviço dá-se por meio de um acordo específico de prestação de serviços, comumente conhecido como Contrato de Representação.

Por ser autônomo, o profissional não tem vínculo empregatício e, portanto, é remunerado com um valor proporcional às vendas realizadas. Desse modo, seu lucro dependerá exclusivamente da sua produtividade.

Por outro lado, também não está subordinado a um chefe, nem deve cumprir horários fixos. O representante comercial organiza seus próprios horários e planifica o seu dia como melhor entender.

Ou seja, ele é um empreendedor, pois administra sua carreira como um negócio próprio.

Outra das vantagens do representante comercial autônomo é que pode representar várias empresas ao mesmo tempo. Assim, pode construir um mix de produtos a fim de ampliar suas possibilidades de fazer mais negócios e obter maiores lucros.

Distribuidor

Um distribuidor é uma pessoa que compra um lote de produtos de uma empresa, faz um estoque e posteriormente comercializa-os em um determinado mercado com a taxa desejada de lucratividade.

Pode ser uma ótima oportunidade para quem tem um bom capital para investimento, uma vez que ele mesmo determina o valor dos seus ganhos, obtidos pela diferença entre o valor da compra e da venda.

E-commerce

O comércio eletrônico é uma das tendências do momento, mas apesar de ser uma das modalidades mais comuns para vender pela Internet, não é a única alternativa.

Para criar um e-commerce é necessário ter afinidade com a tecnologia e as novas tendências de marketing. Isso é essencial porque o processo de vendas é um pouco diferente do tradicional e para ter resultados consistentes deverá conhecer esses temas muito bem.

Hoje já existem no mercado diversas ferramentas e empresas que facilitam e ampliam a entrada de empreendedores sem o perfil e conhecimento tecnológico no comércio eletrônico, mas, ainda assim, é importante desenvolver esses conhecimentos na hora de escalar e crescer com o seu negócio.

Vendas de afiliados

Uma alternativa para os mais leigos em tecnologia, mas que ainda querem iniciar suas vendas pela internet são os programas de afiliados. Com eles, o vendedor divulga um produto ou um serviço de forma online e em troca ele recebe uma comissão a cada venda. Esse tipo de vendas costuma gerar uma comissão baixa, porém quando você consegue um grande volume de vendas, pode obter lucros maiores.

Para ter sucesso nesse tipo de vendas, também conhecido como Marketing de Afiliados, você precisa aprender sobre marketing digital, uma vez que, sem conhecer essas estratégias, será difícil atingir um bom volume de vendas.

Enfim, como você pode ver, é possível viver de vendas trabalhando de diversas maneiras. Seu sucesso dependerá da afinidade que você tem com a modalidade que escolher e a planificação de sua carreira.

6 dicas para se tornar um vendedor de sucesso

Diante das alternativas que existem, é impossível dar uma receita pronta para se tornar um vendedor de sucesso em todas as modalidades. Tudo vai depender da área à que você for se dedicar, seu mercado e seu público.

Entretanto, podemos dar algumas dicas indispensáveis para ter sucesso na profissão e que podem ser aplicadas com pequenas variações em qualquer uma das modalidades. 

Assim, você só precisará fazer as adaptações necessárias e correr rumo ao êxito nas vendas!

1. Faça um planejamento

Um bom planejamento é muito útil em qualquer profissão, ainda mais naquelas em que a produtividade reflete diretamente nos ganhos.

O primeiro passo para elaborar seu planejamento é a análise da situação em que se encontra e aonde quer chegar. A partir daí, você poderá definir as suas metas.

Importante! Suas metas devem ser bastante realistas para evitar frustrações. À medida que você vai se desenvolvendo na área e conhecendo melhor sua capacidade, poderá ir aumentando-as gradualmente.

Com seus objetivos estipulados, já é possível desenvolver suas estratégias. Não esqueça de criar um calendário tático, assim, você pode focar seus esforços para conseguir seus objetivos no tempo certo.

2. Não subestime a prospecção

Nas vendas, a prospecção é fundamental. Pode ser que não sejam todas as modalidades em que possa ser feita a prospecção tal e qual a conhecemos, porém, em todos os casos, sempre deve ser analisada a forma de alcançar cada vez mais clientes.

No fundo, não importa a modalidade, vendas é um jogo de números: quanto mais clientes potenciais você atingir, maiores serão as suas vendas.

Encontrar o melhor canal para a prospecção dependerá do mercado e do perfil dos seus clientes. Portanto, faça um estudo e veja qual é a melhor alternativa para chegar até eles.

Em tempos digitais, por exemplo, o e-mail pode ser uma excelente opção. Aprenda técnicas de e-mail marketing para saber como elaborar uma comunicação eficiente e que traga resultados.

3. Ouça seu cliente

Uma das chaves do vendedor de sucesso que perdura no tempo é saber ouvir. Muitos vendedores chegam falando sobre o que oferecem e seus benefícios, e se esquecem de algo importantíssimo no processo de vendas: entender o que o consumidor precisa.

Ouvir o seu cliente, além de toda a informação que traz sobre seu comprador, abre um canal de comunicação que favorece o relacionamento e contribui com os negócios. Por isso, não se esqueça, deixe o seu cliente falar mais do que você, dessa forma, vai conseguir resultados melhores e mais duradouros.

4. Se coloque no lugar do comprador

Quando você se coloca no lugar do seu cliente e consegue entender os problemas dele poderá direcionar muito melhor todo o processo de vendas.

Assim, além de saber melhor o que oferecer, você consegue atender melhor às necessidades do consumidor, pois estará se colocando no lugar dele. Isso não só contribui com a venda que você está fazendo, mas também cria empatia e fortalece o relacionamento, o que irá favorecer as vendas futuras.

5. Mostre honestidade em todo momento

Você já ouviu falar da frase de Jeffrey Gitomer que diz “as pessoas não gostam que você venda para elas, mas lembre-se que elas adoram comprar”? Essa frase ilustra muito bem o vendedor que você não quer ser.

Por muito tempo existiu a imagem do vendedor insistente que só pensava na sua comissão e lhe empurrava qualquer coisa. Hoje em dia, esse tipo de vendas não tem mais sucesso.

Um vendedor bom de papo pode ser capaz de vender qualquer coisa uma única vez, porém quem quer fazer carreira na área, deve ter credibilidade e isso só se conquista com honestidade.

Vender produtos ou serviços nos quais você confia e sabe que serão úteis para seu cliente é a base da sua carreira. Só assim, você conseguirá uma carteira de clientes fiéis.

Portanto, se quer crescer no mercado de vendas, não duvide: é esse o caminho!

6. Aprimore seus conhecimentos constantemente

O conhecimento é a base para o sucesso em qualquer área, e em vendas também é muito valioso.

Aprender técnicas de vendas, marketing, novas formas de consumo e sobretudo conhecer muito bem o mercado em que você se desenvolve é fundamental para ter sucesso nas vendas. A capacitação é a base para que você possa transmitir confiança a seu cliente e se torne referência dentro do seu mercado. 

Conclusão

Hoje em dia o vendedor tem que ir além! Assim como muitos profissionais da atualidade, você deve se tornar um consultor na sua área. Isso quer dizer que deve oferecer soluções para seu cliente e não só produtos ou serviços. Desse modo, seu sucesso estará garantido, poderá fidelizar seus clientes e ainda receberá referências espontâneas. 

O vendedor de hoje — e aquele que continuará sendo exitoso no futuro — é o profissional que está atento às tendências do setor, se planifica, foca no seu cliente, se preocupa por aprender cada dia mais e domina seu mercado.

Para ter sucesso, deve gostar daquilo que faz, ser persistente diante das dificuldades e sobretudo agir sempre com honestidade. 

O mercado é bastante amplo, por isso, deve escolher o seu segmento. Ter afinidade com ele fará o seu trabalho mais fácil e prazeroso, e permitirá que você possa transmitir essa paixão durante o processo de vendas. 

Agora que você sabe tudo isso, está animado para viver de vendas e fazer dessa a sua profissão? Estamos torcendo pelo seu sucesso! Assim como você, adoramos esse mundo de vendas!

Gostou do nosso artigo de hoje? Então, segue aqui a nossa última dica para aumentar as vendas: assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender ainda mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme