Vendedor externo ou representante comercial? Qual contratar?

Vendedor externo ou representante comercial? Qual contratar?

Escolher corretamente a equipe de vendas é fundamental para o sucesso de um negócio. Entender as diferenças, as vantagens e desvantagens entre o vendedor externo e o representante comercial é o primeiro passo para decidir qual é a melhor alternativa para seu negócio.

Neste artigo, vamos lhe explicar em detalhes tudo o que você precisa saber para acertar na escolha e assim, aumentar as vendas.

Vendedor externo

O vendedor externo é o profissional contratado pela sua empresa sob o regime CLT. Tem todos os benefícios garantidos por ter vínculo empregatício, assim como as obrigações que exige seu cargo.

Veja algumas das características desse tipo de contratação:

  • recebe um salário fixo, independente de seus resultados, além da comissão pelas vendas realizadas;
  • está subordinado a um chefe que dará as diretrizes para a execução do seu trabalho;
  • deve cumprir o horário estipulado no contrato, seja na empresa, seja nas visitas aos clientes.

Representante comercial

O representante comercial autônomo é o profissional contratado para intermediar as vendas de uma empresa, sem ter nenhum vínculo empregatício. Portanto, as obrigações e direitos do profissional são diferentes àquelas do vendedor externo.

Veja, a seguir, algumas delas:

  • não tem carteira de trabalho assinada;
  • pode ser pessoa física ou jurídica;
  • deve ter registro no CORE da sua cidade;
  • não tem remuneração fixa e recebe comissão de acordo com as vendas que realiza;
  • é independente para organizar seus horários;
  • não responde a nenhum chefe na empresa que representa;
  • pode representar a mais de uma organização.

Agora que você já conhece melhor cada uma das duas modalidades, veja as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Vantagens do vendedor externo

Uma das vantagens do vendedor externo é que ele deve seguir as diretrizes estipuladas pelo seu contratante. Por esse motivo, a organização pode exigir metas e impor regras de trabalho.

Outra das vantagens é o comprometimento exclusivo do trabalhador com a companhia, que quando bem administrado, pode trazer excelentes resultados.

Desvantagens do vendedor externo

A principal desvantagem desse profissional são os custos de contratação, já que os direitos trabalhistas são um grande peso para qualquer negócio. 

Outra desvantagem é a necessidade de uma boa estrutura comercial. O vendedor deve ter um gestor que acompanhe de perto seu trabalho e interfira quando os resultados não são satisfatórios.

Vantagens do representante comercial

Uma das maiores vantagens do representante comercial autônomo é o custo, já que a sua remuneração se baseia unicamente nos resultados. 

Outro benefício desse profissional é a carteira de clientes com que trabalha e a sua experiência no ramo. Ao se fazer uma boa seleção do representante comercial, ele pode acrescentar muito em uma empresa. 

Desvantagens do representante comercial

Uma das desvantagens do representante comercial é que a empresa não pode exigir metas, nem uma rotina de trabalho por não haver vínculo empregatício. Além disso, por atender diversas representadas ele pode não dar a personalização esperada à sua empresa

Entretanto, hoje em dia os representantes comerciais estão cada vez melhor preparados e atentos às tendências do mercado e sabem que a personalização pode ajudar, e muito, a obter bons resultados. Por esse motivo, é importante instruir ao profissional sobre as características do seu negócio que possam ser destacadas para dessa forma, aumentar as vendas. 

O vendedor externo, assim como o representante comercial, tem atributos diferentes, cuja eleição dependerá das necessidades e características de cada empresa. Atualmente, existem ótimos profissionais em ambas as modalidades, portanto, escolha os melhores e colha os resultados.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então, segue aqui a nossa última dica para aumentar as vendas: assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender ainda mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme