A Transformação Digital e o Representante Comercial 2.0

A Transformação Digital e o Representante Comercial 2.0

A transformação digital está cada vez mais presente em todos os setores, influenciando as rotinas e otimizando os processos. Entenda como ela influi atualmente no consumo e no processo de compra e descubra quem é o representante comercial 2.0

A transformação digital está cada vez mais presente em todos os setores, influenciando as rotinas e otimizando os processos. Por isso, exercem também um papel fundamental nos profissionais de hoje em dia, que estão mudando suas características em função dos reflexos da tecnologia.

A pandemia acelerou a transformação digital que vinha acontecendo naturalmente há alguns anos. Com o aumento do uso da internet e a necessidade de estar mais conectados, muitas das organizações se viram obrigadas a acelerar essa mudança. 

E na representação comercial já se observam mudanças. Continue a leitura e entenda melhor esta transformação e como ela pode impactar a sua rotina.

Afinal, o que é a transformação digital?

A transformação digital é o conjunto de práticas que, com ajuda da tecnologia, permitem melhorar os processos para garantir cada vez melhores resultados.

Entretanto, para realmente acontecer a transformação digital, não é suficiente automatizar os processos. É preciso fazer uma mudança geral e, inclusive, transformar a forma de pensar, os próprios processos e as estruturas existentes para que com os novos recursos possamos explorar todos os benefícios com maior facilidade.

O primeiro passo para a transformação digital é a digitalização dos processos.

Assim, processos que antes eram feitos manualmente, passam a ser feitos de forma automatizada. Não obstante, a transformação digital procura ir muito além, e busca não só digitalizar os processos como também modificá-los e simplificá-los para proporcionar melhores experiências aos usuários, oferecendo uma maior eficiência.

Qual o impacto da transformação digital no consumo?

Com esses novos conceitos, tudo muda: as pessoas esperam maior rapidez, melhores experiências e mais informação, e isso, se transfere ao consumo.

O novo consumidor é mais exigente e procura estar informado para consumir o que melhor o satisfaz, isso sem esquecer a sua experiência ao longo do processo de compra, que deve ser ágil e satisfatória.

Hoje em dia, com uma competência tão grande, o representante deve acompanhar essas novas exigências e é dentro desse contexto que surge o Representante Comercial 2.0.

Quem é o representante comercial 2.0?

O Representante Comercial 2.0 é o profissional que, além de utilizar a tecnologia ao seu favor, entende a nova forma de pensar do consumidor e satisfaz as suas expectativas.

É aquele profissional das vendas que no lugar de ser apenas um vendedor transforma-se em um consultor. Alguém que conhece seu cliente e domina o seu setor, e mais do que vender produtos ou serviços oferece soluções, sempre focado na experiência do seu cliente.

Esse novo representante comercial é essencial no processo de vendas, já que consegue prospectar melhor, se aproximar dos clientes com maior facilidade, transmitir conhecimento e, assim, gerar mais valor para as empresas que representa.

Conclusão

Hoje as empresas devem procurar mais representantes 2.0 e os representantes devem passar por essa transformação que os torne um representante comercial do futuro.

Quer saber como se transformar nesse novo representante comercial? Então assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você nessa transformação!

Equipe Hafidme

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Post escrito pela Equipe Hafidme