Representante Comercial vs. Distribuidor: Quais as diferenças?

Para quem decide viver de vendas de forma autônoma existem basicamente duas opções: ser Representante ou ser Distribuidor. Conhecer as diferenças entre Distribuidor e Representante Comercial, e como estas diferenças aplicam-se ao dia-a-dia e às possibilidades de ganho, é fundamental para que você saiba qual escolher e possa ter uma carreira de sucesso.

Quem decide trabalhar com vendas de forma autônoma tem basicamente duas opções: pode decidir entrar no time dos representantes comerciais ou no time dos distribuidores.

Embora ambos trabalhem com vendas, as duas atividades têm grandes diferenças entre si, que refletem tanto no trabalho quanto nas finanças.

Por isso, neste artigo, vamos esclarecer suas dúvidas e no final, você poderá decidir a qual dos times deseja juntar-se.

Vamos lá?

O que faz um representante comercial?

Um representante comercial autônomo é o profissional que representa uma empresa perante os clientes para vender seus produtos ou serviços

Portanto, o representante se encarrega de fazer o pedido da sua venda junto à representada, que é a responsável pela entrega e pela cobrança também.

Sendo assim, após a venda concluída e aprovada, o representante comercial recebe uma comissão combinada dentro de um prazo definido, ambos estipulados em contrato.

Por ser autônomo, o profissional não tem que prestar contas a um chefe e nem precisa cumprir horários. Por outro lado, também não recebe salário fixo nem benefícios. Sua remuneração depende única e exclusivamente das suas vendas.

O que fazem os distribuidores?

Os distribuidores trabalham de forma diferente. Eles adquirem um lote de produtos do fabricante, fazem um estoque e posteriormente os vendem em uma região determinada para seus clientes. Esses clientes podem ser varejistas, atacadistas e, inclusive, compradores finais.

O distribuidor obtém o seu lucro da diferença entre o preço da compra e da venda, de acordo com as negociações que efetua. Em alguns casos, o fornecedor determina um valor mínimo para a venda de um produto, que estará estipulado no contrato de distribuição.

Diferenças entre o Representante Comercial e o Distribuidor

Você já deve ter notado algumas diferenças entre ambas as modalidades. Entretanto, vamos especificar melhor elas para que fique totalmente claro.

  • O representante comercial não possui o produto. Já os distribuidores sim, eles são donos dos produtos que revendem.
  • Distribuidores não atuam diretamente em nome das empresas fornecedoras, o representante comercial sim.
  • O distribuidor precisa de capital para adquirir os produtos que posteriormente vai revender. O representante comercial não precisa fazer nenhum investimento desse tipo em produtos e estoque.
  • O distribuidor não recebe comissão, seu lucro é obtido de acordo com a sua negociação ao vender os produtos. Por outro lado, o representante comercial recebe uma comissão definida em contrato de acordo com a sua produtividade.
  • O lucro do distribuidor é maior que a comissão do representante comercial, apesar das despesas do distribuidor também serem maiores.
  • O distribuidor pode ter um ponto fixo para fazer as suas revendas; o representante comercial deve buscar seus próprios clientes, seja do modo tradicional ou online.

Como você pode ver, apesar de ambas as profissões estarem relacionadas com vendas autônomas, as atividades dos distribuidores têm caraterísticas muito diferentes em relação às do representante comercial

E agora que você já conhece as diferenças? Opta por qual? Pela representação comercial ou pela distribuição? Deixe seu comentário e nos conte por quê!

Quer ficar a par das tendências do setor? Então, segue aqui a nossa última dica para aumentar as vendas: assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender ainda mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme