Representação home office: como vender a partir da sua casa?

Representação home office: como vender a partir da sua casa?

A venda home office é uma tendência crescente na representação comercial e, por isso, é cada vez mais importante que o representante entenda como fazer para também vender a partir da sua casa. Embora a pandemia efetivamente tenha acelerado este processo, algumas tendências e mudanças já eram amplamente percebidas. Neste artigo você irá ler sobre como adotar este e utilizar este modelo a seu favor.

A pandemia tomou todos nós de surpresa e nos obrigou a adaptar as nossas rotinas de uma hora para outra.
Por isso, para alguns profissionais, foi difícil fazer essa adaptação.

Entre eles alguns profissionais de vendas, e em especial alguns representantes comerciais, foram os que mais tiveram dificuldades, pois tiveram que encontrar uma alternativa às visitas e encontros presenciais e realizar as suas vendas no modelo home office.

Contudo, essa adaptação não é importante apenas em época de pandemia. A pandemia apenas acelerou um processo que já vinha acontecendo.

Sendo assim, neste post iremos mostrar algumas dicas que podem lhe ajudar a continuar vendendo da sua casa e otimizando (e muito!) a sua produtividade.

Então, prepare-se para ficar muito mais preparado para os novos tempos e aproveitar todas as oportunidades para vender cada vez mais.

Representação home office = aumento de produtividade

Antes de mais nada, queremos mostrar para você como essa modalidade pode otimizar os seus números e aumentar as suas vendas.

Quando o representante comercial visita um cliente, além do tempo que utiliza durante a visita, ele deve considerar o tempo da ida até o local e o tempo do retorno. 

Isso sem contar o tempo de espera que é extremamente normal.

Por outro lado, nas vendas home office, esse desperdício de tempo desaparece.

O Representante entra em contato com o seu cliente de forma online e consegue atendê-lo da mesma forma, sem precisar se deslocar até o seu encontro. 

E, como consequência inevitável, sobra muito mais tempo para atender mais clientes!

Contudo, para fazer um trabalho eficiente, devemos estipular as melhores formas de comunicação e abordagem de acordo com as características de cada um dos compradores.

Como realizar as vendas home office?

Existem diversos meios e canais que o representante pode utilizar. 

Portanto, quanto mais canais oferecer para os seus clientes maiores serão as oportunidades de contato, pois assim eles poderão escolher a forma preferida de contato. 

E o segredo para combater a impessoalidade desses meios é personalizar a comunicação. 

E-mail

O e-mail é a forma mais prática de contatar os clientes, porém você deve fazer cada contato de forma individual e personalizada. Você já conhece seu comprador e sabe como abordar ele, então crie um e-mail específico para essa pessoa. 

Assim, quando ele ler, perceberá que é uma mensagem pessoal e individualizada e o processo será mais espontâneo.

Plataformas de videoconferências

Se preferir, e muitos têm preferido, pode utilizar uma plataforma de áudio e vídeo.

Através destas plataformas você consegue ter uma conversa basicamente igual a uma conversa cara-a-cara com o diferencial de que ainda tem à disposição recursos para mostrar suas apresentações ou um catálogo digital, por exemplo.

Existem inúmeras plataformas gratuitas e fáceis de usar, sendo as mais populares Google Meet, Zoom ou Whereby.

WhatsApp

Hoje todo mundo se comunica pelo WhatsApp, certo?

Então, por que não fazer o mesmo com os seus clientes? Envie uma mensagem simples e direta e saiba qual é o momento mais indicado para falar com ele por telefone ou videoconferência. 

Inclusive, se o seu cliente ficar mais à vontade escrevendo ou trocando áudios, o próprio WhatsApp pode ser o canal de vocês. O importante é conseguir a venda e satisfazer as necessidades do seu comprador.

Telefone

Finalmente, se você e seu cliente preferirem falar ao telefone, ótimo! O telefone ainda é um excelente canal para fazer a venda.

Porém, aqui vale uma recomendação. No final da conversa, envie sempre um e-mail ou uma mensagem pelo WhatsApp confirmando tudo o que foi falado. Às vezes, pode haver algum mal-entendido e nada melhor do que ter uma confirmação por escrito.

Conclusão

Em suma, a pandemia nos demonstrou que é possível utilizar a tecnologia para realizar todas as nossas atividades à distância, com a mesma qualidade e, inclusive, com alguns ganhos. 

Portanto, só precisamos nos adaptar. 

Nesse processo, é importante respeitar as caraterísticas do cliente e utilizar o meio em que fique mais à vontade. 

Por último, outra dica bem importante já que estamos falando do uso da tecnologia, é utilizar os canais digitais não apenas para a venda em si, mas também para manter contato e enviar catálogos ou informações que possam ser úteis. 

Dessa forma, o representante otimiza o processo de vendas e, quem sabe, caso tenha interesse, poderá até utilizar a modalidade de vendas home office de forma permanente. 

Aproveite que após essa experiência o comprador está mais acostumado aos meios online e prepare-o para continuar consumindo dessa forma.

Quer ficar a par das tendências do setor? Então, segue aqui a nossa última dica para aumentar as vendas: assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender ainda mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme