Quanto ganha um representante comercial?

Quanto ganha um representante comercial?

Essencialmente, o representante comercial autônomo ganha uma comissão sobre as vendas feitas por ele. Portanto, o seu salário está diretamente ligado ao volume de vendas feitas. Neste artigo falaremos um pouco mais sobre os ganhos de um representante comercial e maneiras de aumentar estes ganhos.

Uma das primeiras perguntas de quem quer entrar no mundo da representação é quanto ganha um representante comercial

No entanto, essa resposta não é simples, pois depende de muitos fatores variáveis que incluem área de representação, quantidade de representadas, região de atuação, dentre outros.

De qualquer forma, podemos dar um panorama para que o profissional que quer entrar nessa área tenha uma ideia do que pode encontrar. 

Acompanhe o nosso post e saiba um aproximado de quanto ganha um representante comercial autônomo e como é calculado esse valor.

Como é calculada a remuneração do representante comercial?

O primeiro passo para saber quanto ganha um representante comercial é entender como é constituída a sua remuneração.

O representante comercial autônomo não recebe salário fixo, mas sim uma comissão de acordo com as vendas efetuadas. Dessa forma, há meses em que ele pode ganhar mais e outros menos e, inclusive, se não realizar nenhuma venda, pode ficar o mês sem receber nada.

Contudo, quando o representante cria um fluxo de trabalho, conta com uma boa carteira de clientes e representa mais de uma empresa, ele começa a ter uma boa fonte de renda constante e crescente.

Sobre os valores da comissão, não existe nenhuma tabela. O percentual muda e é definido pelo mercado, variando muito entre as empresas e o setor em que se trabalha.

Por esse motivo, é importante que o valor da comissão e as condições do pagamento constem de forma clara no contrato de representação. Assim, será mais fácil de você fazer as suas projeções.

Que fatores influenciam nos ganhos do representante?

Como comentamos no início, há vários fatores que influenciam nos valores recebidos mensalmente pelos representantes comerciais.

Região de atuação

Quando falamos da região de atuação, não nos referimos às cidades ou estados e sim, às características e potencial da região, levando em conta se ela é a área mais apropriada para o ramo de atuação.

O que isso quer dizer? Por exemplo, se eu represento uma empresa de chaminés, dificilmente vou ter sucesso em alguma cidade do nordeste, porém, no sul do país, posso ter um mercado maior, ainda mais nas cidades com menores temperaturas.

E este raciocínio aplica-se para os mais diversos produtos e segmentos.

Setor de representação

O ramo de atuação também influencia nos ganhos. Com isso não queremos dizer que os produtos mais caros rendem melhores comissões. Isso até pode ser verdade, porém, são vendas que costumam ser mais difíceis de fazer e, portanto, com um ciclo de vendas mais longo e menor volume.

Por outro lado, produtos de baixo valor costumam ter alto giro e, portanto, rendem mais vendas recorrentes.

Todas as situações têm pontos positivos e pontos negativos. Desta forma, cabe ao representante fazer a sua própria estratégia, de acordo com as suas características particulares e a experiência que vai adquirindo com o tempo.

Quantidade de representadas

Quando trabalhamos com um número maior de representadas e contamos com um ótimo mix de produtos é mais fácil fazer vendas cruzadas. Isso, sem dúvida, proporciona maiores ganhos.

Ao oferecermos mais opções, temos probabilidades maiores de fechar melhores negócios. 

Por isso, sempre é importante contar com locais confiáveis onde você possa constantemente encontrar vagas e oportunidades de representação e, assim, estar sempre fortalecendo sua carteira de representadas.

Por isso, sites como o Hafidme são uma ótima oportunidade para incrementar seu mix de produtos e aumentar seus rendimentos. 

Experiência

A experiência do representante comercial também influi nos lucros. Quanto maior a experiência, maior a carteira de clientes e, consequentemente, maior a possibilidade de se fazer bons negócios com regularidade.

Como buscar os melhores ganhos?

Como você viu, são muitos fatores que influenciam nos ganhos e portanto, a representação comercial é uma das profissões com maior diferença entre o valor mínimo e máximo da remuneração.

No início, — como em toda profissão — pode ser difícil, ainda mais porque o representante não conta com uma carteira de clientes para facilitar seus negócios.

Em contrapartida, enquanto vai avançando na profissão, as oportunidades vão surgindo e com trabalho árduo, um representante pode fazer carreira, alcançando uma ótima remuneração ou até abrindo sua própria empresa de representação comercial. 

Afinal, qual é a média da remuneração do representante comercial?

O portal Salário, que traz dados salariais atualizados obtidos junto a dados oficiais do eSocial, Novo CAGED e Empregador Web, aponta que a média da remuneração do representante comercial autônomo no Brasil é de R$ 2.032,60.

A remuneração média de um representante comercial é só um parâmetro, pois como já explicamos aqui no post, são muitos os fatores que podem alterar esse valor. Assim como você pode ganhar muito, mas muito mais do que isso, também pode ganhar menos se você não efetuar suas vendas.

Um representante comercial com experiência que conhece bem o seu mercado e os seus clientes pode ganhar um salário dificilmente alcançado por outros profissionais. Porém, esses valores só se conseguem com esforço e preparação, escolhendo bem o setor e se preocupando com a satisfação total dos clientes.

Até quanto um representante comercial pode ganhar?

O quanto você vai ganhar como representante não depende de mais ninguém, além de você mesmo. O fato de não ter um limite de ganho pré-estabelecido como qualquer emprego de carteira assinada deve ser a motivação da sua dedicação para atingir cada vez melhores resultados. 

O representante comercial é um empresário do seu tempo. Um empreendedor de si mesmo que por meio do seu trabalho, sua preparação e sua garra pode fazer com que seu negócio seja todo um sucesso. 

Vários representantes ganham tranquilamente mais de cem mil reais por mês. São profissionais com uma longa carreira, que trabalharam muito e, em muitos casos, também tiveram uma boa dose de sorte. 

Por outro lado, também existem representantes que, infelizmente, não fazem muito dinheiro na profissão.

Sendo assim, não é o objetivo pintar a pílula de dourado ou ser tendencioso e dizer aqui para você que qualquer representante pode ganhar fortunas. 

Não podemos considerar os casos especiais como regra ou como exemplo, mas só queremos deixar claro que a representação é uma profissão que, diferentemente da absoluta maioria, o profissional é quem define o seu teto de rendimento.

Que setores estão em alta?

Para um representante comercial sempre é bom saber quais são os setores em alta para desenvolver a carreira.

E isso é muito importante, para que você possa ficar atento à tendências e oportunidades que inevitavelmente surgem a todo o momento.

Contudo, cabe destacar que trabalhar em um mercado com que se tem afinidade e que se conhece bem, independente do segmento, sempre será o melhor caminho para ser um representante de sucesso e fazer ótimos negócios. 

Conclusão

A representação comercial é uma profissão que pode gerar uma ótima fonte de renda, e demonstra que é possível viver de vendas.

Entretanto, é preciso se preparar para isso.

É importante entender como calcular a remuneração e os fatores que podem influenciar.
Assim, é possível ter uma ideia mais real do valor mensal que você pode obter.

No entanto, lembre-se que você nunca receberá um valor fixo, pelo que é fundamental organizar as finanças organizadas para não ter surpresas.

Agora que já tem uma ideia de quanto ganha um representante comercial, compartilhe o artigo com alguém que você conhece e sabe que pode se dar muito bem na área!

Quer ficar a par das tendências do setor? Então, segue aqui a nossa última dica para aumentar as vendas: assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender ainda mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme