Qual o valor do Networking para o Representante?

Qual o valor do Networking para o Representante?

Nos dias atuais o network e o relacionamento com seus pares e o mercado tem sido um dos principais diferenciais entre o bom representante e o representante comum. Conhecer o produto não é apenas mais a única exigência que as representadas fazem, pois sabem que o mercado está mudando e o representante deve acompanhar esta mudança.

Muitos se perguntam qual seria este valor se colocado no papel.

Talvez não tenha um valor exato, pois um Representante Comercial que possua uma boa rede de relacionamentos pessoais e profissionais acaba tendo acesso naturalmente a uma série de oportunidades. 

Isso porque o contato e a troca de experiências com colegas, e mesmo com pessoas de outras áreas, além de agregar conhecimento também dão uma visão mais ampla do mercado como um todo.

E este é um grande diferencial para todo vendedor.

O Representante e as Soft Skills

O Networking vai além do contato meramente profissional. Um bom relacionamento interpessoal abre portas e dá oportunidades tanto no ambiente profissional quanto pessoal.

E a capacidade de relacionar-se com seus colegas e estabelecer laços mútuos de coleguismo fazem parte das chamadas Soft Skills.

Estas habilidades, as Soft Skills, são traços comportamentais difíceis de avaliar, mas que são muito relevantes para bons relacionamentos.

Daniel Goleman, psicólogo e autor do bestseller Inteligência Emocional afirma que habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis daqueles que estão na média.

Por este motivo, há a necessidade de desenvolver estas Soft Skills, pois elas são uma base forte para que o representante possa fortalecer o círculo de contatos e turbinar a sua carreira.

Benefícios do Networking para o Representante

A capacidade de relacionar-se e criar pontes com outras pessoas é um grande diferencial na representação comercial, pois como diz aquele velho ditado, “quem não é visto não é lembrado”.

Especialmente hoje em dia quando as empresas buscam cada vez mais representantes que estejam conectados às mudanças do mercado, e não apenas ‘simples vendedores’.

Sendo assim, é inegável que é sempre importante conhecer pessoas e fazer novas amizades, para expandir a sua rede de contatos, além de manter o contato com aqueles que já fazem parte de nossa rede de contatos.

Muito semelhante à prospecção e pós-venda que todo representante deve ser especialista, não?

Só que aqui, ao invés de o produto ser o centro das atenções, as relações interpessoais é que são.

Entretanto, lembre-se que é importante demonstrar real interesse pelas pessoas. Ou seja, estabelecer uma troca, onde todos os envolvidos saem ganhando.

Conhecer pessoas que podem vir a agregar conhecimento, contato e oportunidades é muito importante. Por isso você deve causar o mesmo impacto nas pessoas com as quais se relaciona.

Sendo assim, o Network bem feito não deve gerar apenas oportunidades de trabalho ou oportunidades profissionais para um dos lados, mas sim para todos os envolvidos, pois assim crescemos como pessoas e como sociedade.

Investimento de Longo Prazo

Importante ressaltar que o bom networking consiste, basicamente, em 3 fatores: informações, experiências e conhecimentos.

Estes são fatores que, a longo prazo, podem gerar muitos frutos.

Mas, para isso, você deve imaginar a sua rede como se fosse uma plantação. Este é um exemplo bem simples, mas que se aplica totalmente ao networking.

Primeiro, deve escolher bem a semente. Depois, plantá-la na época certa. E por último, quando ela estiver bem madura, é a hora de fazer a colheita.

Com o Networking não é diferente. Assim como com a semente, você deve escolher criteriosamente a sua rede de contatos, pois apenas bons contatos e bons relacionamentos podem gerar bons frutos. 

Assim como é importante ter o timing certo para plantar, ou seja, trocar informações, ajudar nossos colegas, ser disponível, etc.

Então, depois de todo um trabalho de seleção e plantio bem feito, aí sim você estará pronto para colher.

Portanto, lembre-se que sempre deve pensar a longo prazo, para no momento certo fazer a colheita do que plantou.

Hoje em dia a internet tornou-se uma aliada forte para fazer novos contatos e também cultivar aqueles que já fazem parte de nossa rede.

Redes sociais, sites profissionais como o Hafidme, e-mail e muitos outros recursos nos ajudam a encontrar e manter contato com pessoas com os mesmos interesses que você.

Sendo assim, há a possibilidade de tornar seu círculo muito mais abrangente e efetivo, pois é possível ter contatos com um número muito maior de pessoas de forma constante e rápida. 

Conclusão

Em um mercado concorrido o Representante Comercial deve se qualificar cada vez mais, incluindo em suas habilidades de relacionamento interpessoal.

Em outras palavras, uma empresa não irá contratar um representante somente por suas experiências passadas com vendas, mas também por sua capacidade de se comunicar e se relacionar com os seus pares, pois isso confere credibilidade, autoridade e confiabilidade.

Ainda mais nos dias de hoje, onde o bom representante tem que acompanhar a evolução dos mercado.

Portanto, quanto mais pessoas fazem parte de sua rede, mais fácil de destacar estas qualidades.

Neste contexto é seguro afirmar que não é possível estimar o valor de fazer networking para o representante, pois as oportunidades são enormes e intangíveis.

E você, o que você tem feito para aumentar e qualificar sua rede de contatos?

Patrício Guimarães

Patrício Guimarães

Responsável por Customer Success no site Hafidme. Bacharel em Letras, apaixonado por heavy metal, línguas estrangeiras e cultura nerd. Mais de 10 anos de experiência auxiliando Representantes e Representadas a aumentarem as suas vendas.