Marketing Pessoal para Representantes Comerciais: defina a sua imagem desde a primeira mensagem

Marketing Pessoal para Representantes Comerciais: defina a sua imagem desde a primeira mensagem

O marketing pessoal é uma ferramenta indispensável para os representantes comerciais que buscam se destacar em um mercado competitivo. Mas ele não precisa ser complicado ou burocrático.

Mais do que simplesmente vender produtos ou serviços, os representantes que investem em sua marca pessoal têm uma série de vantagens que impulsionam sua carreira e oportunidades de negócio.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode melhorar a sua imagem a partir de ajustes simples, mas que fazem toda a diferença na hora de abordar empresas no Hafidme.

Você constroi confiança e credibilidade

Quando o assunto é representação comercial, a confiança vale ouro.

Cuidar da imagem desde a primeira mensagem permite que os representantes estabeleçam uma presença sólida e confiável no mercado. Com uma imagem confiável, os representantes conseguem mais contatos que, consequentemente, geram mais negócios.

Você demonstra interesse e conhecimento

Nenhuma empresa espera que você saiba tudo sobre ela desde o primeiro contato.

Mas demonstrar que pesquisou e buscou conhecer sobre a área de atuação é fundamental para impressionar desde o primeiro contato.

E isso não precisa ser uma tarefa difícil. Basta dedicar alguns minutos nas redes sociais e site da empresa para conhecer um pouco mais sobre o negócio.

Você reduz a taxa de mensagens sem resposta

A maioria esmagadora de mensagens que ficam sem respostas têm um problema.

Nenhuma delas faz jus à experiência do representante.

O aprendizado é o seguinte: você pode ser um dos melhores da sua região, mas se não se dedicar em demonstrar isso em poucas palavras e já na primeira abordagem, pode perder um contrato valioso para um representante que não é tão qualificado, mas que se empenhou em construir a imagem pessoal desde o início.

Veja como construir sua abordagem personalizada

Uma abordagem eficaz vai além de um “olá” genérico. No primeiro contato, é sim importante ser cordial, mas também é preciso ir direto ao ponto. Imprimir sua personalidade e ao mesmo tempo mostrar o que você soma nessa parceria.

O “Olá” é sempre bem-vindo, claro. Mas não espere uma resposta para uma abordagem tão simples.

Portanto, personalize a sua. Destaque brevemente sua experiência e feitos profissionais. Eles serão um ótimo primeiro cartão de visitas.

O checklist da abordagem efetiva

  1. Diga seu nome e a que veio: sem rodeios, seja simpático, mas direto.
  2. Sua experiência fala por você: conte em poucas palavras sobre os setores que atende e as regiões onde atua.
  3. Demonstre interesse no ramo: faça uma pesquisa breve e busque identificar alguma particularidade.
  4. Faça a pergunta certa: nada de “como posso ajudá-lo”. Encontre no perfil da empresa o possível desafio e já direcione a sua abordagem para uma conversa.
  5. Teste é tudo: coloque em prática o que você aprendeu até aqui, mas faça ajustes de acordo com a sua experiência e intuição – afinal, elas trouxeram você até aqui, não é mesmo?
Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme