Marketing Pessoal do Representante: O que é e como fazê-lo?

Marketing Pessoal do Representante: O que é e como fazê-lo?

Hoje em dia, um bom representante deve ter conhecimentos sobre marketing, não só para divulgar seus produtos ou serviços, mas também para fazer seu próprio Marketing Pessoal. Saiba neste artigo tudo sobre o Marketing Pessoal e o representante e como você deve fazê-lo.

Atualmente, quem vive de vendas deve ser um profissional completo e preocupado em fortalecer sua imagem profissional. Desse modo, será cada vez mais fácil atrair novos clientes e ser visto como uma referência no seu mercado.

Neste post, você vai entender melhor esse conceito, que pode ser muito bem aplicado na carreira de qualquer profissional autônomo, especialmente, do representante comercial. Além disso, lhe daremos dicas de como fazê-lo e assim, dar um up na sua carteira de clientes. Vamos lá?

O que é Marketing Pessoal do Representante?

Marketing Pessoal, também conhecido como Personal Branding, é o conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar a imagem profissional de uma pessoa. Dessa forma, a reputação e autoridade de um profissional pode ser fortalecida por meio de algumas técnicas que mostraremos mais adiante.

Portanto, qualquer profissional pode fazer seu próprio Marketing Pessoal. Por exemplo, o colaborador de uma empresa que põe em prática essa estratégia tem maiores chances de ser promovido, uma vez que obtém uma maior visibilidade dos seus pontos fortes.

Da mesma forma, o representante comercial autônomo também pode se beneficiar com o Marketing Pessoal, já que dessa forma poderá obter mais clientes ganhando visibilidade junto à suas representadas, credibilidade com seus clientes e se tornando referência no seu setor.

Por que o representante deve fazer seu Marketing Pessoal?

São muitos os motivos para o representante fazer o seu Marketing Pessoal e agora lhe apresentaremos alguns deles.

Mostrar o seu trabalho

O Marketing Pessoal dá maior visibilidade, dado que destaca suas habilidades profissionais e assim, aumenta a possibilidade de novas oportunidades de forma natural.

Transmitir autoridade e conquistar confiança

Ao trabalhar a sua marca pessoal e se mostrar como um especialista, o representante consegue construir autoridade e transmiti-la aos seus clientes. Isso permite fidelizá-los e aumentar as vendas.

Reduzir o ciclo de vendas

Ao gerar confiança e transmitir autoridade o ciclo de vendas fica mais curto, visto que o representante não precisa fazer grandes esforços para “convencer” o seu cliente. De fato, você começa a fechar as vendas de forma cada vez mais espontânea.

Aumentar a sua carteira de clientes

Quando você é reconhecido como um bom vendedor, seus próprios clientes recomendam você sem a necessidade de pedir, assim haverá cada vez mais pessoas procurando suas soluções.

O Marketing Pessoal do representante é uma excelente forma de realizar prospecção passiva. Desse modo, você não precisará sair atrás dos clientes, pois serão eles que procurarão você.

Como fazer um bom Marketing Pessoal?

Agora que você já sabe tudo o que o Marketing Pessoal pode lhe trazer, vamos lhe dar algumas dicas de como implementá-lo.

1. Identifique seus objetivos e seus pontos fortes

O primeiro passo para fazer um bom Marketing Pessoal é saber até onde você quer chegar. Pense nos seus objetivos e trace a rota para chegar até eles. Faça um planejamento a longo prazo e não desvie do seu objetivo final. Ao longo do caminho você poderá fazer adaptações e correções ao seu planejamento, mas seu objetivo sempre deverá estar na mira.

Portanto, foque nos seus pontos fortes e os seus valores profissionais e faça uma análise de como eles podem ser destacados. 

Ou seja, crie a mensagem que você quer transmitir para se tornar um representante comercial referência no seu mercado.

2. Construa sua identidade

A identidade visual também é importante.

Assim como uma marca tem o seu logo para representá-la, você terá sua própria imagem. Do mesmo modo, pense nas fotos que você vai mostrar nas suas redes sociais profissionais e veja se transmitem a mensagem que você quer. Consegue associá-las aos seus pontos fortes? Se sim, você escolheu muito bem suas imagens! 

Além disso, outro fator importante é o nome como você quer ser conhecido. Pode ser apenas parte do seu nome de registro ou um apelido que imediatamente gere identificação com o seu mercado e a ideia que você deseja passar.

Portanto, lembre-se que tudo dependerá do seu objetivo e da mensagem que você quer transmitir.

3. Envolva-se em projetos que possam lhe dar destaque

Você precisa de visibilidade, porém, uma visibilidade positiva que esteja relacionada com os seus objetivos profissionais.

Pense no setor em que se desenvolve e procure uma ONG para fazer algum trabalho voluntário relacionado com o assunto que você domina ou, então, atue junto na formação de novos vendedores. Isso lhe dará uma maior exposição e ajudará na construção da sua autoridade.

4. Conte com uma boa presença digital

Hoje, a presença digital é primordial para quem trabalha como representante. Ainda mais se você quer obter destaque e atrair novos clientes.

Portanto, ter boa presença digital não é apenas ter perfil em todas as redes sociais. Você deve estar presente somente naquelas que possam lhe ajudar a transmitir autoridade e a afirmar a sua imagem profissional.

Ao criar seu perfil nessas redes sociais, lembre-se do seu objetivo e da mensagem que você quer transmitir. Além disso, deverá estar presente nas redes que você escolheu, isso quer dizer que deverá interagir e participar ativamente nelas. 

Por isso, escolha bem e opte pelas redes em que se encontra o seu público e aquelas que realmente terá condições de dar atenção.

Veja algumas características de cada uma das redes sociais para poder eleger melhor:

  • o LinkedIn é a rede profissional por excelência, ótima para fechar parcerias e conseguir novos clientes;
  • Facebook tem um público bastante amplo e eclético, além disso, permite a interação segmentada através dos seus grupos;
  • o Instagram é uma rede jovem, que ajuda aos negócios voltados à estética do produto ou serviço;
  • O YouTube é excelente para compartilhar conteúdo e dar autoridade ao profissional; é um excelente canal para desenvolver o marketing pessoal.

Se você quer ter uma presença ainda maior na web, pode criar um site e um blog especializado em vendas, por exemplo.

Assim, poderá atrair um público maior de forma orgânica. Porém, só faça um blog se você tiver certeza de que poderá alimentá-lo constantemente com novas informações relevantes sobre seu setor e sobre representação comercial.

5. Separe o lado profissional do pessoal

Pode ser uma linha tênue, mas vale a pena mantê-la. Quando falamos de redes sociais, é muito comum misturar o lado profissional e o pessoal. Vemos que muitos profissionais se “queimam” quando deixam o lado pessoal falar mais alto. 

Com isso não queremos dizer que o seu lado pessoal deve ser anulado, mas sim, que o profissional deve ser priorizado. Ainda mais quando nos referimos às redes sociais com objetivo profissional.

Por isso, nunca é demais recomendar que não fique falando sobre si mesmo e enaltecendo a sua vida pessoal o tempo tempo. Foque mais em seus trabalhos, suas conquistas, seus feitos, isso vai deixar transparecer o bom profissional que você é.

6. Faça networking 

O networking se refere a trabalhar a sua rede de contatos com objetivos profissionais, é uma excelente forma de ampliar a sua carteira de clientes e fortalecer seu Marketing Pessoal. Você pode fazer networking tanto de forma online quanto presencial.

Para fazer networking offline, você pode ir a eventos do seu setor, isso lhe dará uma maior visibilidade e autoridade. Além disso, manter contato com seus clientes atuais e antigos é uma excelente forma de não fechar as portas para nenhuma oportunidade.

O networking online, você poderá fazê-lo por meio das redes sociais. O LinkedIn é ótimo para isso e, através dele, você consegue localizar vários outros representantes comerciais. Assim, você pode aumentar a sua rede e fortalecer antigas relações laborais que podem trazer boas oportunidades.

O networking é outro excelente método para a prospecção.

7. Compartilhe conhecimento relevante

As suas redes profissionais devem apresentar você no seu mercado, portanto, todas as mensagens que você transmite, devem destacar as suas habilidades como representante e como vendedor de forma indireta.

Prove que você é um representante atualizado e capaz, dando conselhos para quem inicia no seu setor e dicas para seus clientes.

Além disso, compartilhe conhecimento de valor entre seus seguidores. Isso só fortalecerá sua imagem e lhe dará autoridade no mercado.

8. Promova seu trabalho

Procure novos canais para atrair novas oportunidades. Existem canais especializados em vagas e oportunidades de representação e essa é uma excelente forma de promover o seu trabalho em um mercado específico.

Crie seu perfil em sites especializados na representação, enaltecendo seus pontos fortes e sempre seguindo a mesma linha que nos outros canais.

9. Invista na sua qualificação

A capacitação é uma ótima vantagem competitiva no mundo de hoje. Quanto mais conhecimentos você obtém, melhor pode se desenvolver no seu setor e com isso você ganha pontos ao seu favor. 

Portanto, faça cursos de atualização, sejam eles online ou presenciais, mas é importante que tenham a ver com seu desenvolvimento na sua área de atuação, mesmo que indiretamente.

E não esqueça, compartilhe esses feitos nas suas redes profissionais. 

Hoje em dia, é muito comum que novos clientes façam uma busca na internet antes de fechar qualquer negócio. Portanto, veja se quando você faz uma busca de você mesmo, aparece aquilo que representa você como profissional. Se não, faça algumas adaptações até que fique perfeito.

Lembre-se, o Marketing Pessoal é uma ótima estratégia para qualquer representante buscar crescimento na sua área.

Então, pronto para começar?

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Equipe Hafidme

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