16 dicas para o representante comercial iniciante

16 dicas para o representante comercial iniciante

A representação comercial é umas profissões mais procuradas hoje em dia. Por isso, tornar-se representante comercial é uma decisão bastante comum. Contudo, para quem está começando, ouvir quem já conhece o mercado pode ser muito importante para alcançar maior sucesso na carreira. Por isso, leia este artigo e confira 16 dicas valiosas para o representante comercial iniciante que facilitarão seu desempenho e crescimento na representação. 

A representação comercial é um setor que recebe sempre novos profissionais. Muitos chegam em busca de um negócio próprio, mais liberdade de tempo, maior independência financeira, entre outras coisas. Entretanto, como todo novo negócio o começo pode vir acompanhado de desafios e, com isso, o representante comercial iniciante pode desanimar. 

Mas não se preocupe, se você está aqui não terá esse problema já que separamos 16 dicas que ajudarão você a deslanchar na profissão. Vamos lá!

1. Escolha um mercado com o que você tiver afinidade

Ao escolher um mercado para representar, muitos representantes iniciantes optam por aqueles que costumam dar maior lucratividade. Apesar de ser uma escolha importante, você deve pensar que quanto mais paixão você transmitir, maior credibilidade você vai ter. Além disso, você terá que conhecer muito bem seu mercado e se tiver maior afinidade com o setor, mais fácil será ter total domínio e conhecimentos sobre ele.

Dessa forma, a longo prazo, a sua carreira terá maior sucesso que optando por escolher um setor que hoje pode ser tendência, mas amanhã não.

A carreira de representante comercial se constrói com o tempo e se seu objetivo é se tornar uma referência na sua área de desenvolvimento, então se prepare para isso em um setor que você gosta. Certamente, seu caminho será menos difícil.

2. Defina o perfil das empresas que você quer representar

Outra atitude comum entre os representantes comerciais iniciantes é a de não escolher bem as empresas que pretendem representar. Às vezes podem eleger a primeira que oferecer a oportunidade e entrar em uma roubada. 

O objetivo da representação comercial é criar uma parceria entre representada e representante, assim, além de ser muito mais prazeroso o trabalho, ambas saem ganhando.

Por isso, escolha empresas com as quais se identifique, tenham a mesma cultura e aquelas com soluções que você realmente acredite. Desse modo, será muito mais fácil convencer seus clientes e fechar vendas.

3. Faça seu cadastro em sites de representação comercial

Para você encontrar uma grande variedade de empresas e poder escolher aquelas que se adéquam melhor as suas demandas, nada melhor que aproveitar as vantagens dos sites especializados na representação comercial.

Escolha sites que tenham os maiores bancos de dados, possibilidades de segmentação para facilitar suas buscas e apresentem diversos resultados para você fazer suas escolhas entre diversas opções. Sites como o Hafidme permitem fazer isso e mais, faça seus testes.

4. Faça networking

O networking é ótimo para os representantes comerciais iniciantes, assim, é possível obter dicas de representantes mais experientes e esclarecer as dúvidas naturais que todo profissional tem no começo.

Hoje o networking digital está muito em alta e facilita a comunicação entre representantes de diversos lugares. Utilize as redes sociais para aumentar sua rede de contatos e enriqueça seu conhecimento com os conteúdos que compartilham sobre o setor. Além disso, faça parte de grupos em que se discuta a profissão e siga empresas relacionadas com o mercado da representação nas redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

Da mesma forma, assine newsletter representativas da área e fique atento às novas publicações de blogs de referência. Quanto mais exposto você estiver às informações do setor, maiores serão suas ferramentas para seu desenvolvimento.

5. Conheça bem o setor que você representa

Assim como você deve estar atento às novidades da representação, também deve ter o seu mercado como prioridade. Ficar ao tanto das tendências do setor que você representa, assim como ter conhecimentos um pouco mais técnicos, fazem parte dos requisitos de um representante de sucesso que visa ter uma carreira longa. 

Para isso, participe de eventos importantes para o setor, que podem ser virtuais ou físicos, e acompanhe sites de referência da sua área. Assim, quando seu cliente colocar alguma objeção, você terá maior autoridade e recursos para orientá-lo sobre a solução correta, baseado sempre nos seus conhecimentos.

6. Domine os produtos e serviços que representa

Uma vez que você conhece muito bem o mercado também deve dominar as soluções que representa. Dessa forma, é possível argumentar com maior facilidade e expor as vantagens realmente importantes para o cliente e como sua solução pode atender suas necessidades.

O conhecimento na profissão é fundamental, os clientes estão cada vez mais informados e buscam profissionais que saibam ainda mais do que eles para poderem orientá-los da melhor forma possível. Por isso, se prepare e esteja à altura dos seus consumidores, só assim poderá aumentar suas vendas.

7. Conheça bem seu cliente e suas necessidades

Não adianta dominar o mercado e conhecer a fundo os produtos e serviços que você oferece se você não conhece o seu cliente.

Para vender, você precisa entender o que o seu cliente precisa, quando ele está pronto para comprar, a melhor forma e momento de abordá-lo, etc. Sendo assim, você deve conhecê-lo bem.

Quanto melhor você conhece seu cliente, mais fácil será abordá-lo corretamente. Ao conhecer suas necessidades, você poderá indicar as melhores soluções para ele e só assim poderá oferecer um acompanhamento personalizado. Isso é extremamente valorizado hoje em dia, já que otimiza a experiência do cliente e facilita sua fidelização.

8. Seja organizado desde o primeiro momento

O representante de produtos iniciante não tem muitos clientes, por isso, administrá-los pode ser simples, mas à medida que a carreira vai deslanchando é preciso de organização para manter tudo ordem.

Tenha um histórico detalhado de cada cliente, assim, você pode ter as informações que você precisa quando você quiser.

9. Defina seus objetivos

Quando você começa a carreira, é importante definir suas metas. Assim, você poderá trabalhar sempre com um foco e isso facilitará seu alcance e o desenvolvimento na profissão.

Além disso, não pode esquecer de dividir suas metas em curto, meio e longo prazo, nem de fazer uma avaliação periódica do seu andamento, assim como, escolher metas reais e que possam ser medidas. Desse modo, você saberá se está indo no caminho certo enquanto vai avançando na profissão. 

10. Faça uma planificação

Uma vez que você tem suas metas é importante fazer uma planificação para indicar qual o caminho a seguir para alcançá-las.

A planificação é muito importante e deve ser realizada, contudo, cabe destacar, que o planejamento deve ser flexível e permitir mudanças caso for necessário.

Se você ver que seu planejamento não está dando certo ou se surgir algum imprevisto e for preciso fazer uma mudança, não duvide em fazê-la. Esses ajustes são essenciais para seu sucesso e alterar o rumo, às vezes, é preciso.

11. Não se esqueça da prospecção constante

A prospecção é uma etapa fundamental na representação. Para crescer é preciso ter novos clientes e para isso é preciso prospectar de forma adequada.

O representante comercial iniciante costuma fazer todas as etapas sozinho, inclusive a da prospecção, mas com o tempo pode considerar trabalhar com um profissional que se encarregue exclusivamente disso.

Hoje, é muito comum contar com a ajuda do SDR ou Sales Development Representative que é a pessoa que se encarrega exclusivamente da prospecção. Então, quando você estiver mais adiantado na carreira, pode contar com esse profissional.

12. Saiba quem são seus principais concorrentes

Algo que muitas vezes não é considerado, mas é muito importante é identificar os concorrentes. Saber quem são seus principais concorrentes assim como o que eles oferecem, suas principais vantagens e as técnicas que utilizam é fundamental para orientar suas estratégias.

Portanto, tente conhecer eles um pouco melhor, utilize as redes sociais para acompanhar seu trabalho e entender melhor a sua forma de agir com os clientes.

13. Crie um relacionamento sólido com seus clientes

Os clientes são o bem mais precioso que o representante de produtos pode ter, portanto, valorize sua relação com eles e faça sempre tudo o possível por manter esse relacionamento vivo.

Para isso, ouça sempre o que ele tem a falar, já que isso pode dar ótimos insights para suas vendas. Além disso, não se esqueça de registrar tudo isso no histórico do cliente e sempre, antes de fazer uma visita, dê uma olhada para personalizar ao máximo seu contato.

Seu objetivo sempre deve ser não se limitar a fazer uma única venda, pelo contrário, após a primeira venda é quando começa seu trabalho de fidelização.

14. Faça um bom pós-vendas

Já fez a sua primeira venda. Ótimo! Mas não pense que o trabalho está concluído.

O pós-vendas é a etapa mais importante para o bom relacionamento e a fidelização de um cliente. Assim, ele saberá que pode contar com você não apenas para fazer pedidos, mas também em qualquer outro momento que for necessário.

15. Aproveite a tecnologia

Atualmente, fica claro o papel da tecnologia no nosso desenvolvimento, portanto, aproveite os recursos que existem para otimizar ainda mais seu trabalho.

Lembra do histórico de cada cliente que você precisa fazer para otimizar a sua experiência em cada contato? Pois a tecnologia pode ajudar, e muito, nesse aspecto.

Atualmente existem ferramentas como o CRM que permitem otimizar ao máximo cada contato com o cliente mantendo um registro de cada um deles.

Por outro lado, os canais virtuais também podem ajudar na sua carreira. Utilize os meios digitais para se aproximar dos seus clientes e, por que não, para realizar suas vendas.

16. Seja persistente

A carreira de representação comercial, assim como qualquer outra, pode não ser fácil no início, mas um dos requisitos do representante é ser persistente. Se você seguir as nossas dicas e se preparar com garra para superar os desafios que você terá pela frente, sem dúvida, poderá alcançar suas metas.

Para tudo há um começo e mesmo aqueles representantes de sucesso que você encontra hoje, já foram representantes comerciais iniciantes, mas com trabalho e preparação, chegaram longe. Por isso, se você adotou a representação comercial como profissão, vá em frente, se prepare diariamente, lute por seus objetivos e alcance-os, sem se deixar abalar pelas dificuldades que possam surgir no caminho.

Portanto, não perca mais tempo e, se ainda não tem um, crie seu perfil gratuito no Hafidme, milhares de oportunidades aguardam você!

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme