Mix de Produtos: o que é e como montar o seu?

Mix de Produtos: o que é e como montar o seu?

Neste post, lhe explicaremos melhor o que é um mix de produtos e como montar o seu. Também falaremos sobre os benefícios queum bom mix de produtos pode trazer e dicas de como defini-lo para que logo comece a trazer resultados.

Uma das grandes vantagens do representante comercial autônomo é que ele pode ter diversas representadas em sua carteira. Desse modo, o representante consegue trabalhar com um mix de produtos, que além de trazer ganhos maiores, permite que ele atenda melhor seu cliente e garanta sua fidelização, entre outros benefícios.

Por isso, fique de olho nas próximas linhas e veja como o mix de produtos adequado pode lhe ajudar a crescer profissionalmente!

O que é um mix de produtos?

O mix de produtos é a variedade de produtos ou serviços que o representante comercial tem para oferecer aos seus clientes. Um conceito simples, porém, importantíssimo para atender melhor aos compradores e consequentemente, vender mais.

Entretanto, criar um bom mix de produtos é essencial para obter sucesso. Escolher uma variedade estratégica de produtos ou serviços vai permitir manter o comprador satisfeito, já que, poderá atender a mais de uma das suas necessidades.

Como um mix de produtos pode promover as vendas?

Oferecer um mix de produtos que atenda às necessidades do cliente pode proporcionar diversos benefícios e aumentar o total das comissões do representante comercial. A seguir, lhe mostraremos algumas das suas vantagens.

Proporciona maior oportunidade de expansão

Quando o representante vende diversos produtos, tem maior facilidade para atingir diversos segmentos. Porém, para que essa premissa seja cumprida é necessário conhecer bem o público do nicho que busca alcançar. Dessa forma, poderá escolher o mix de produtos que melhor o atenda.

Permite ganhar maior competitividade

O cliente cada vez está mais exigente e quanto melhor possamos lhe atender, maior será a satisfação dele. O mix de produtos faz parte da experiência satisfatória que podemos oferecer para o comprador, sendo necessário aumentar a gama de produtos de forma estratégica.

O mix de produtos traz uma grande vantagem competitiva para o representante comercial. Com ele você tem as ferramentas necessárias para conseguir superar seus competidores.

Facilita a fidelização

Não há dúvida de que é mais fácil fidelizar um cliente que está satisfeito, e o mix de produtos, como vimos anteriormente, proporciona essa satisfação.

Quando o comprador encontra em um representante a solução para várias das suas necessidades, facilmente se fideliza, já que para ele é mais fácil fazer negócios com um representante só, do que com vários ao mesmo tempo.

Ajuda a lidar com a sazonalidade

Quando o representante vende apenas um produto ou serviço, se torna dependente dele, além do que, ter uma maior variedade diminui os riscos. 

Um exemplo claro é a sazonalidade, em que a demanda de um determinado produto ou serviço varia de acordo com a época do ano. Se você conta com um mix de produtos, alguns itens podem equilibrar a falta de demanda dos outros.

Permite aumentar seu lucro

Cada compra de um cliente é muito maior se você conta com um mix de produtos interessante para ele. Dessa forma, você pode aumentar o ticket médio do cliente e utilizar técnicas para fazer upsell ou cross sell e aumentar as comissões.

Upsell é a estratégia que permite oferecer produtos superiores aos que o cliente costuma adquirir, garantindo um lucro maior. Por outro lado, cross sell são as vendas cruzadas, aquelas que você pode fazer de acordo com o perfil do cliente. Ambas são possíveis de fazer quando se tem um bom mix de produtos.

Como definir o mix de produtos?

Agora que você já conhece os benefícios de contar com um mix de produtos, vamos lhe ajudar a definir seu sortimento de ofertas com algumas dicas preciosas.

Analise o histórico de vendas

O histórico de vendas de cada um dos seus clientes pode lhe oferecer informações valiosas sobre eles. Pode descobrir a sazonalidade dos produtos, se algum deles impulsiona a venda de outro e o tipo de itens pelo que um cliente possa se interessar.

Conheça seu cliente

Conhecer seu cliente implica entender as suas dificuldades e motivações. Só assim, você poderá identificar as suas necessidades e oferecer as soluções mais adequadas com a escolha correta do mix de produtos.

Analise o seu mercado

Para o representante comercial, é muito importante conhecer o mercado em que se desenvolve e incluso identificar os seus concorrentes e saber o que eles estão fazendo. Dessa maneira, você pode encontrar as ferramentas necessárias para superá-los.

Escolha produtos relacionados

Para poder otimizar as vendas, deve existir relação entre os itens que fazem parte do seu mix de produtos. Assim, você consegue trabalhar seu segmento e, ao mesmo tempo, criar uma identidade.

Procure produtos ou serviços que possam servir como complementos dos que você já tem. Assim, será mais fácil realizar estratégias como cross sell e upsell.

Faça uma avaliação periódica

É importante analisar a possibilidade de incrementar seu mix de produtos com periodicidade, já que novas oportunidades podem surgir constantemente. Da mesma forma, deve monitorar os novos itens incluídos no seu mix para saber se trazem os resultados esperados.

Como você viu, o mix de produtos é essencial para que o representante comercial possa crescer no mercado. E encontrar novas representadas que atendam às necessidades dos seus clientes pode ser uma tarefa simples se você procurar em sites específicos de representação comercial.

É fundamental você conhecer o mercado em que se desenvolve, assim como o seu público, já que aumentar o seu mix de produtos aleatoriamente, ou baseado em achismos, pode não trazer os resultados esperados.

Está preparado para criar um mix de produtos de sucesso? Então deixe um comentário e nos conte qual será seu primeiro passo. 

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Equipe Hafidme

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Post escrito pela Equipe Hafidme