Como contratar um representante comercial autônomo?

Como contratar um representante comercial autônomo?
Como contratar um Representante Comercial Autônomo – Voz

O representante comercial autônomo é o responsável por destacar o produto ou serviço da sua empresa e vendê-lo. Estabelecer um processo claro e com etapas bem definidas para contratar um representante comercial é fundamental para que sua Empresa consiga encontrar e atrair os melhores profissionais.

Apesar dessa sua grande importância, por ser autônomo, não faz parte do quadro de funcionários da empresa. É um profissional cuja função é representar à organização no mercado, porém, sem nenhum vínculo empregatício.

Para não ter nenhum problema proveniente desse tipo de contratação, é importante conhecer as atividades, características e normas dessa categoria. Por isso, criamos este post, para que você possa tirar todas suas dúvidas, contratar um representante comercial autônomo sem correr nenhum risco e trazer um grande retorno para a sua empresa.

Qual a atividade do representante comercial autônomo?

O representante comercial autônomo é um profissional de vendas independente. Seu papel é o de aproximar compradores de fornecedores, realizando uma intermediação entre a compra e venda de produtos ou serviços.

Portanto, a função do representante é prospectar os clientes, efetuar a venda e transmitir o pedido para a representada. A empresa se encarrega da entrega da mercadoria e da emissão da nota fiscal correspondente. O cliente fará o pagamento diretamente para a representada e esta será a responsável de pagar uma comissão, previamente acordada, para o representante comercial. 

A comissão pode ser paga à vista, caso o cliente faça o pagamento desse modo, ou parcelada, se o cliente optar por essa forma de pagamento.

Por ser um prestador de serviços, o profissional deve ter liberdade e independência, e a representada não pode tentar dirigir nem controlar sua atividade profissional.

Representante comercial autônomo: pessoa física ou pessoa jurídica?

O representante comercial pode ser pessoa física ou jurídica. Em ambos os casos, deve ter registro no CORE (Conselho Regional de Representantes Comerciais) do seu estado. 

Antes de fazer a contratação, a representada deve exigir que toda a documentação do representante esteja em ordem, incluindo o registro no CORE.

Se está na dúvida entre a contratação de uma pessoa física ou jurídica, é importante conhecer as obrigações tributárias que a pessoa física possa trazer para seu negócio. No caso de sua empresa não ser optante pelo regime tributário Simples Nacional, a contratação de pessoas físicas como representantes comerciais autônomos têm um encargo de 20% sobre o valor pago mensalmente.

Este encargo é a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), uma arrecadação vinculada ao INSS,  e faz parte das obrigações tributárias das empresas não optantes pelo Simples quando contratam um prestador de serviços autônomo.

4 passos para contratar um representante comercial autônomo

Agora que você já conhece um pouco mais das caraterísticas do representante comercial autônomo, veja, a seguir, os passos que deverá seguir para sua contratação.

1. Defina o perfil que o profissional deve ter

Antes de começar o processo é importante definir as caraterísticas profissionais que o representante comercial autônomo deverá ter.

Classifique essas características em conhecimentos, habilidades e atitudes. Dessa forma, será mais fácil definir o perfil do representante ideal.

Entre os conhecimentos esperados pode-se considerar técnicas de vendas, uso de softwares, o setor em que irá atuar, entre outros.

Além disso, devem ser levadas em consideração habilidades como interação, organização, ótima comunicação, capacidade de negociação, etc.

Por último, estão as atitudes. Persistência, dinamismo, iniciativa, ética e confiança são algumas das características que um representante comercial deve ter para conseguir bons resultados para si mesmo e para a empresa representada.

Esses são alguns exemplos dos requisitos que um representante autônomo deve ter para exercer a sua função com excelência, porém, você deverá adequá-las às necessidades da sua empresa e à imagem de marca que você deseja transmitir.

2. Divulgue sua empresa

Uma vez que você sabe o que procurar é o momento de fazer a divulgação. Apresente sua empresa de maneira atrativa, e assim, poderá captar os talentos adequados ao perfil do seu negócio. 

Hoje, a melhor forma de atrair talentos é por meio da internet. Você pode utilizar sites que divulgam todo tipo de vagas ou pode optar por sites especializados em representação comercial.

A vantagem dessa última opção é que consegue atingir um grande número de representantes comerciais, entre eles, aqueles que fazem da representação a sua profissão.

Sites como o Hafidme reúnem dezenas de milhares de associados e a probabilidade de você encontrar o profissional ideal é muito maior.

3. Selecione os melhores 

Faça uma boa análise dos seus candidatos. Veja se neles você encontra as caraterísticas que busca em um representante. Lembre-se que ele vai ser a cara da sua empresa diante dos clientes e dependerá dele a imagem da sua marca.

Nessa etapa é bom ler as entrelinhas. Muitas vezes, elas dizem muito mais dos candidatos do que as próprias informações fornecidas. E não esqueça, verifique a carteira de clientes do candidato, assim, terá um melhor panorama do trabalho dele.

Uma vez que você já conte com os melhores candidatos, é hora de ir para a última etapa.

4. Faça as entrevistas e avaliações

Aproveite muito bem essa última fase para conhecer melhor os selecionados. É importante verificar a veracidade de todas as informações que foram fornecidas, inclusive, documentos pessoais e o registro no CORE. 

Além das entrevistas, é bom fazer algumas avaliações para conferir os conhecimentos, habilidades e atitudes do futuro representante comercial. Lembre-se que por ser um profissional autônomo ele deve ter a autonomia e a disciplina necessária para trazer resultados para a empresa.

As entrevistas podem ser feitas presencialmente ou online, e ambas podem ter a mesma qualidade no processo de seleção. Só deve conduzi-las corretamente.

Com todas as informações coletadas, poderá eleger o melhor representante comercial para sua empresa.

Pronto! Você já conseguiu o representante comercial autônomo ideal para seu negócio, mas ainda não acabou o seu trabalho. Elabore um contrato adequado com todas as informações necessárias, assim, a sua empresa estará resguardada caso surja algum problema.

Uma vez feita a contratação chegou o momento da capacitação. O treinamento de um representante autônomo deve ser completo, já que se ele não conhecer a fundo seu negócio e os seus produtos ou serviços, não vai poder lhe dar os resultados esperados.

A capacitação e suporte para o representante comercial devem ser constantes e permanentes. Dessa forma, você poderá contar com um profissional competente por anos.

Agora que você já sabe como contratar um representante comercial autônomo para sua empresa, que tal ficar a par das novidades do setor? Siga a nossa página no LinkedIn e fique por dentro!

Assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme