Catálogo online pode ajudar a aumentar as vendas

Catálogo online pode ajudar a aumentar as vendas

A tecnologia facilita a vida de muitos profissionais e no caso do representante comercial não poderia ser diferente. Atualmente existem diversos recursos que podem melhorar o trabalho, como o catálogo online pode ajudar a aumentar as vendas.

Conhecer os recursos que a tecnologia oferece é fundamental para descobrir tudo o que a transformação digital e a digitalização do trabalho podem nos oferecer.

É por isso que hoje falaremos do catálogo online, um recurso utilizado já há algum tempo mas que, após a pandemia, assumiu um papel de imensa relevância.

Vamos lá?

O que é o catálogo online?

Um catálogo online é uma lista organizada dos produtos que você representa com todas suas especificações e características, além de imagens e vídeos que permitem conhecê-los melhor. 

O catálogo online está sempre disponível pela internet, e você ou o cliente pode acessá-lo por meio de um link. Além disso, você também pode baixar ou consultar a maioria deles de forma offline.

É muito frequente confundir o catálogo online com o catálogo digital.

Catálogo digital é todo catálogo que não é físico, ou seja, que não foi impresso. Se o caáalogo digital não for online você pode enviar ele por e-mail ou por aplicativos como WhatsApp, por exemplo.

Já o catálogo online é uma versão ainda mais poderosa, pois além de ser digital ele está hospedado em uma página da internet, e tanto vendedor quanto cliente podem acessá-lo a qualquer momento de qualquer lugar.

8 maneiras que o catálogo online pode ajudar a aumentar as vendas

O catálogo online é um recurso adicional que pode ajudar com o seu sucesso como representante.

Veja, a seguir, 8 motivos para você adotá-lo.

1. Permite uma maior organização

Quando você tem um mix de produtos de diversas representadas é comum ter muito mais do que um catálogo na pasta e, após um tempo de uso, a aparência do material pode não ser das melhores.

Um catálogo online não tem esse problema.

Mesmo com muito uso ele continua exatamente como novo. E se você precisar fazer anotações ou alterações, isso pode ser feito sem estragar o material.

Além disso, muitos dos catálogos online permitem realizar o pedido diretamente pelo próprio catálogo, concentrando todas as informações em um só lugar e evitando erros manuais. 

Inclusive, alguns catálogos online contam com recursos que incluem agenda, acompanhamento de comissões, cálculo das vendas por períodos e, ainda, armazenam as informações dos seus clientes para otimizar os futuros contatos.

2. Não ocupa espaço

Catálogos físicos podem ser pesados e ocupar muito espaço.

Entretanto, os catálogos online não têm esse problema. Por estarem em um servidor que se acessa pela internet, não ocupam nenhum espaço físico.

Assim fica mais fácil para o representante comercial na hora de visitar os seus clientes.

3. Tem muita capacidade de armazenamento

Em um catálogo digital não existe a limitação de um catálogo físico, ou seja, é possível inserir várias imagens e até vídeos, sempre com o objetivo de facilitar a venda.

É comprovado que fotos de diferentes ângulos que contenham todas as informações possíveis sobre o produto contribuem com o processo de venda. Portanto, é bom explorar de forma adequada todos esses recursos.

4. Dá maior agilidade ao processo de venda

Um catálogo online permite fazer orçamentos de forma mais rápida e sem risco de erros. 

Ou seja, em poucos segundos é possível acrescentar um produto, ou retirá-lo, antes de fechar o pedido. 

Além disso, ao selecionar os produtos que o cliente quer, o sistema calcula o orçamento na hora e se for aprovado o representante pode finalizar o pedido imediatamente.

5. É muito mais atrativo

Boas imagens, a possibilidade de fazer zoom para apreciar melhor os detalhes, informação completa e de fácil acesso, são algumas das características que um catálogo online oferece para os usuários. 

Lembre-se, quanto melhor a apresentação de um produto, mais fácil é a venda.

Além disso, o fato de usar um catálogo online já lhe posiciona como um representante atualizado e antenado às novas tecnologias.

6. Dá um maior controle

O sistema se encarrega de realizar os cálculos, por isso, os riscos de erro são muito menores. 

Além disso, ele armazenas os dados para utilizar em futuras vendas.

7. É uma alternativa sustentável

Os catálogos digitais são ótimos para a ecologia, uma vez que, por serem 100% online, diminuem o consumo de papel.

Todos os pequenos gestos somam muito.

8. Permite vendas à distância

As vendas home office trazem muitas vantagens e otimizam as tarefas da representação comercial, já que o tempo que o representante investe visitando os clientes pode ser melhor aproveitado de outras formas, inclusive, fazendo mais vendas.

Com um catálogo online vender pela internet é cada vez mais fácil, já que você pode atender seus clientes desde sua casa e lhe apresentar os produtos com a mesma qualidade que em uma visita presencial.

Portanto, se entre seus objetivos está a venda online, ou representação home office, não espere mais e se decida por um catálogo online. 

Como escolher um catálogo digital?

Existem diversos tipos de catálogos digitais, como já falamos.

Em relação aos catálogos online, há uma grande variedade de acordo com suas funcionalidades. Desde aqueles mais simples, que permitem basicamente apresentar seus produtos, até aqueles que podem ser integrados a outros sistemas e que oferecem uma gestão integral dos seus negócios, com propostas, pedidos, cadastro de clientes, etc.

Se você não tem muita familiaridade com a tecnologia, pode começar utilizando um catálogo online básico. Assim, pouco a pouco, poderá ir conhecendo um pouco mais e aprendendo sobre novas funcionalidades, descobrindo todos os recursos que a digitalização tem para oferecer.

Dois exemplos de catálogos digitais básicos são o Kyte, que é online, e o CatálogoApp, que são soluções bastante simples e práticas. 

São ótimas maneiras de começar!

O catálogo online ajuda a aumentar as suas vendas, pois  oferece as ferramentas necessárias para aumentá-las, otimizando o processo, aumentando o apelo visual, oferecendo informações completas e facilitando a realização de vendas à distância.

E você? Já utiliza o catálogo online em sua rotina? Conte para a gente nos comentários.

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme