8 estratégias de vendas que você precisa conhecer

8 estratégias de vendas que você precisa conhecer

O consumidor não é mais o mesmo, e isso fez com que as estratégias de vendas precisassem mudar. Saiba quais são as tendências que irão fazer com que seus clientes comprem mais e veja 8 estratégias de vendas que você precisa conhecer e que darão um up nos seus resultados e fidelizarão seus clientes.

Desde que tudo começou, lá pelo ano 5000 a.c. quando começamos a utilizar os metais como moeda para o comércio, a arte de vender passou por diversas mudanças e seus processos sempre continuam a evoluir. 

Por isso, utilizar estratégias de vendas atualizadas que acompanham as mudanças do mercado é fundamental para ter sucesso nos negócios.

Como exemplo podemos citar o conceito de venda consultiva, em que o vendedor atua como um consultor. Este conceito surgiu lá na década de 80 e, apesar dos resultados que proporciona, nem todos os vendedores a conhecem.

E podemos citar muitas outras estratégias de vendas que qualquer vendedor precisa conhecer.

Portanto, aprender novas estratégias de vendas permite aplicar diversos recursos de acordo com cada tipo de cliente, a fim de personalizar o processo de vendas e obter cada vez melhores resultados. 

Por esse motivo, neste artigo queremos apresentar a você 8 estratégias de vendas que vão otimizar seus resultados. Me acompanhe!

8 estratégias de venda que farão a diferença

1. Escolha o segmento que você quer dominar

Muitos dos profissionais que vivem das vendas chegam até a profissão sem a oportunidade de escolher um segmento e, por isso, acabam tendo que atuar em segmentos que não condizem com as suas afinidades.

Entretanto, se você tiver a opção de escolher, leve essa oportunidade muito a sério e escolha um setor que você goste e que possa dominar. 

Isso mesmo, do-mi-nar

O ideal é fazer essa escolha por afinidade, assim as vendas terão um processo mais natural, seguro e espontâneo para você. E isso acaba sempre refletindo no cliente.

O vendedor deve conhecer ao máximo o setor em que se desempenha, já que só assim poderá ajudar o cliente a obter as melhores soluções para o seu problema.

2. Mostre autoridade no seu setor

Uma vez que você tem total conhecimento do seu mercado e das soluções que pode oferecer, você deve demonstrar esse domínio. 

Impressione seu cliente! Mostre que você é a pessoa indicada para encontrar a solução para o que ele precisa.

Para isso, não precisa utilizar linguajar técnico nem fazer uma apresentação entediante.

Muito pelo contrário! Quem domina um assunto consegue ser absolutamente simples.

Demonstre seu conhecimento durante uma conversa simples e amena que realmente acrescente valor para o consumidor.

3. Atue com empatia

O profissional de vendas de hoje deve ter uma postura empática com o seu cliente. Ou seja, o bom vendedor deve ser capaz de se colocar no lugar do cliente, entender e sentir os seus problemas.

Também deve se colocar do lado do cliente para que ele o veja como um parceiro, e não apenas como mais um vendedor.

Durante as negociações, esqueça a ganância e seja flexível

Se seu cliente perceber que você não quer tirar proveito dele, mas sim ajudá-lo de forma que ambos ganhem, você ganhará um cliente fiel que pode lhe trazer muito lucro a longo prazo.

Por isso, é importante que você se mostre genuinamente comprometido com o sucesso do cliente, para que assim os negócios com ele sejam cada vez melhores e maiores.

4. Antecipe as objeções

Em toda venda podem surgir objeções, e isso é algo natural. Portanto, esteja preparado. 

Mais uma vez, se coloque no lugar do cliente e pense em possíveis inconvenientes ou questionamentos que possam surgir durante o processo de venda. 

Nesse ponto, o domínio completo do seu mercado e dos produtos ou serviços que você comercializa lhe ajudarão a superar as barreiras que o consumidor coloca antes de concretizar uma compra.

Não obstante, também é essencial o conhecimento que você tem do seu cliente. Quanto melhor o conhecer, mais condições terá de saber quais os tipos de objeções que ele pode levantar e qual é a melhor forma de contorná-las.

5. Seja honesto

Hoje em dia a honestidade nas vendas é primordial.

Se durante a Revolução Industrial o snake oil salesman, popularmente conhecido como charlatão, fazia sucesso nas vendas enganando as pessoas, hoje não é mais assim.

Além de ser preso, ele não conseguiria nem um real. Ainda bem!

Tudo isso mudou e a honestidade no mundo das vendas é um requisito para quem quer fazer carreira nesse ramo. Só assim poderá construir uma carteira de clientes de sucesso que o acompanhará ao longo dos anos.

6. Use gatilhos mentais com sabedoria

Os gatilhos mentais são ações que levam o nosso cérebro a tomar decisões rapidamente e sem pensar. Essa é uma das estratégias de vendas que é utilizada há muitos anos, porém, alguns dos gatilhos foram tão explorados inadequadamente que no lugar de uma consequência positiva podem causar o efeito contrário. 

Portanto, use-os de forma adequada e com moderação.

Outro fator importante para acertar com os gatilhos mentais é conhecer o seu cliente. Assim, você poderá saber ao que ele dá mais valor e utilizá-lo para fechar a venda.

7. Faça follow up

O follow up não é nada mais do que o acompanhamento do cliente durante todo o processo de vendas. Isso quer dizer estar presente a todo o momento: atender rapidamente às suas solicitações, responder solicitamente às suas dúvidas e sempre mostrar as vantagens da solução que você oferece. 

Se apesar de todo seu esforço o cliente pede um tempo para pensar, não se esqueça dele. 

Esteja à disposição para qualquer dúvida ou questionamento. Enfim, seja persistente sem ser inconveniente.

Agora, depois de tudo você recebeu o sim e fechou a venda? Ótimo!

Mas não se esqueça de continuar o follow up, pois agora ele faz parte da sua carteira de clientes e deve ter a certeza que você não o abandonou, pois só assim ele continuará seu cliente.  

Dê-lhe todo o suporte que precisa para que sua experiência com a sua compra e com o produto ou serviço seja perfeita.

8. Seja um consultor

O profissional de vendas, seja representante comercial , seja vendedor, precisa entender que o consumidor mudou, está mais exigente, conhece o mercado e quer conhecer também o que ele consome para tomar a melhor decisão.

Por isso, não ofereça produtos, ofereça soluções.

Faça uma análise junto a seu cliente, estude as alternativas e lhe apresente o que você efetivamente tem para resolver o problema dele da melhor forma, mesmo que não seja a maior venda.

Conclusão

Para ter sucesso nas suas estratégias de vendas você precisa se preparar, estudar o mercado, conhecer o cliente e as suas necessidades.

Somente desta forma poderá atendê-lo da melhor maneira possível. Só com empatia e honestidade você poderá atingir os resultados que procura e ter sucesso na profissão.

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Equipe Hafidme

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Post escrito pela Equipe Hafidme