6 técnicas de venda infalíveis para representantes

6 técnicas de venda infalíveis para representantes

O bom representante é aquele que, no exercício da profissão, emprega as melhores técnicas e estratégias para oferecer um ótimo serviço e deixar seu cliente satisfeito. Leia neste artigo 6 técnicas de venda infalíveis para representantes que vão ajudar você a vender cada vez mais.

O consumidor mudou muito nos últimos anos e hoje está mais exigente que nunca. Não só com o produto ou serviço que consome, mas também com a experiência de compra. 

Portanto, para ter resultados consistentes é preciso que as técnicas de venda acompanhem essa mesma lógica e, no lugar de focar apenas no produto ou serviço, é preciso se concentrar nas necessidades do comprador.

Tenha sempre em mente que as técnicas de vendas são procedimentos que auxiliam em todas as etapas do processo de venda, ou seja, na captação, argumentação, negociação, fechamento e pós-vendas. 

Contudo, deve haver flexibilidade para que possam ser personalizadas de acordo com cada cliente.

Por isso, não espere encontrar uma receita pronta para ser aplicada. Nas técnicas que apresentamos para você neste artigo lhe daremos as ferramentas necessárias para você construir seus próprios procedimentos.

Agora que você já sabe o que fazer para ter sucesso, leia o artigo até o final e vamos aumentar esses números!

6 técnicas de vendas infalíveis para representantes que levarão você ao sucesso

Muito se fala que o vendedor deve ter um dom. 

Claro que um talento natural sempre ajuda, mas nenhum dom é mais poderoso que o estudo, esforço e dedicação.

Então, vamos lá ao que realmente importa: aprender!

1. Entenda o seu cliente

Pode parecer estranho que essa seja a nossa primeira “técnica”, mas acredite, é aquilo que levará você ao sucesso.

Lembra quando falamos que o foco deve ser o cliente?

Então, você precisa entender o que ele busca realmente, quais são seus problemas e como funciona a sua jornada de compra, ou seja, o processo que ele segue para chegar até o fechamento.

Quando você entender realmente as necessidades dele, poderá oferecer a melhor solução. Cabe ressaltar que isso não só permitirá você fechar uma venda mas, principalmente, ganhar um cliente fiel por muito tempo.

2. Fale a mesma língua que o seu cliente

Você tem que entrar em sintonia com seu cliente.

Para isso, nada melhor do que falar a mesma língua que ele. Sendo assim, você deverá ouvi-lo, entendê-lo e se comunicar com ele de uma forma que ele se identifique e, desse modo, será mais fácil alcançar uma boa interação e estabelecer um laço entre vocês.

3. Seja honesto com seu cliente

Se você tiver dois produtos para oferecer e ambos podem satisfazer igualmente as necessidades do seu cliente, qual você vai oferecer: o mais caro ou o mais barato? E com qual deles você tem um ganho maior, com o mais barato ou o mais caro?

Se respondeu “o mais barato” para as duas perguntas, parabéns! Você está no caminho certo!

Seus objetivos devem ser a longo prazo. Os clientes devem ser fidelizados pois, só assim, podem oferecer resultados duradouros. 

No exemplo acima, se oferecer o produto mais barato e ele for eficiente, você vai ganhar um cliente agradecido e fiel que, com certeza, irá gerar ganhos muito maiores ao longo do relacionamento com ele.

A honestidade é uma virtude presente nos melhores representantes comerciais.

Quando um comprador sabe que pode confiar no seu vendedor ele vira um cliente fiel, e este é o melhor dos clientes!

4. Domine seu mercado

Ter autoridade é fundamental para transmitir confiança e isso é muito importante para o sucesso nas vendas.

Hoje em dia, com tanta concorrência, o vendedor precisa ser um verdadeiro consultor. 

Isso mesmo! Você precisa dar consultoria para seu cliente. Esse é o diferencial de um bom vendedor: se preocupar em oferecer uma solução para os problemas do cliente, e não apenas em fechar uma venda.

Por isso, se prepare e conheça seu mercado. Tenha total domínio sobre o que você vende e as soluções que você pode dar ao seu cliente para satisfazer suas necessidades. 

Com este conhecimento será muito mais fácil para você driblar as objeções que podem surgir naturalmente no processo de vendas e você poderá argumentar com maior facilidade focando no valor do produto.

5. Faça demonstrações do seu produto

Mil palavras não substituem o valor de uma experiência.

Por isso, é importante aproximar o consumidor do produto ou serviço o máximo que você puder, mostrando todos os benefícios e características e como o seu produto pode ser a solução dos problemas dele. Dessa forma, será muito mais fácil realizar o fechamento.

Eventualmente, dependendo do que você vende, pode ser difícil viabilizar uma demonstração. Nesses casos, para que o cliente entenda melhor o que você oferece, mostre um vídeo ou uma apresentação virtual.

Plataformas gratuitas como o Youtube são excelentes para isso.

6. Realize um bom pós-venda

Uma das etapas frequentemente esquecidas, porém, muito importante, é o pós-venda. É nessa etapa que o vendedor costuma fidelizar seu cliente, dando todo o suporte necessário para que utilize o que comprou da melhor forma possível e otimizando ainda mais sua experiência de compra. 

Quantos representantes você conhece que fazem um pós-venda adequado? É surpreendente, mas são muito poucos, entretanto, aqueles que o fazem bem ganham um cliente para toda a vida.

Lembra quando falamos que você deveria ser um consultor? Pois bem, é aqui que poderá efetivamente pôr seus conhecimentos sobre o produto ou serviço em prática, de modo que o cliente possa desfrutar plenamente dele.

E o reconhecimento por parte do cliente será permanente.

Conclusão

Essas são as melhores técnicas de vendas para representantes que podemos lhe dar. Esqueça das técnicas antigas em que você tinha que representar uma personagem artificial e utilizar palavras “poderosas” (e às vezes fora de contexto) para “convencer” o consumidor.

Hoje tudo mudou, você pode, e deve, utilizar palavras positivas, sempre e quando soem naturais e tenham sentido para você e o seu cliente. Contudo, a transparência, o conhecimento, a experiência, a empatia e a criatividade, são características importantíssimas de quem vive de vendas.

Seja natural e se coloque no lugar do cliente, não existe melhor técnica de vendas do que essa, assim, poderá criar um relacionamento que dure e renda frutos por muito tempo.

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Equipe Hafidme

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