10 dicas eficazes para aumentar as vendas

10 dicas eficazes para aumentar as vendas

Aumentar as vendas é um dos requisitos para crescer no mercado e, em tempos de crise, é uma das maiores preocupações de toda empresa.
10 dicas eficazes para aumentar as suas vendas.

Se você quer dar um impulso nas suas vendas, é o momento de ampliar seus horizontes e pôr em prática novas estratégias que lhe permitam chegar aonde você espera.

Conhecer novas ferramentas e acompanhar o desenvolvimento das diversas tecnologias que podem contribuir com os resultados do negócio é o primeiro passo para a evolução. 

E ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de investimento nem sempre requer grandes investimentos de capital, embora os benefícios que podem trazer serão duradouros e financeiramente compensadores.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas que lhe ajudarão a conhecer melhor algumas das estratégias mais eficientes para incrementar as vendas. 

Venha conosco!

1. Conheça bem o seu público

Antes de começar a vender, você deve saber, muito bem, para quem vai vender. Hoje as vendas não focam mais no produto, mas sim, no cliente. 

Se você quer aumentar as vendas, deve conhecer muito bem seu público, só assim poderá chegar até ele com facilidade. Além de saber seu sexo, faixa etária, renda média, etc, deve conhecer quais são as suas necessidades, os seus desejos e as suas expectativas.

Desse modo, saberá como atendê-lo melhor e a venda será produto de um processo mais natural.

No início, podem parecer informações fúteis que não tem nada a ver com as vendas e muito menos com o seu produto, mas quando pôr em prática essa forma de pensar e os resultados começarem a chegar, entenderá melhor a importância de saber mais do seu público.

Para obter essas informações, pode selecionar um grupo daqueles clientes importantes para seu negócio e fazer uma pesquisa por telefone ou internet. O importante é obter a maior quantidade de informações possíveis para saber o que seu público precisa e como o seu produto ou serviço pode solucionar seus problemas.

2. Entenda a jornada de compra do seu cliente

Outra informação importante que você precisa conhecer é o comportamento dos consumidores desde que entram em contato com a empresa até que se tornam clientes. 

Quando você conhece a jornada de compra do cliente você terá as ferramentas necessárias para levá-los à conversão.

O comportamento dos clientes evolui muito rapidamente, ainda mais quando surgem fatores externos que obrigam os consumidores a adotar novos hábitos. É por isso que o acompanhamento do comportamento do consumidor é algo a ser feito de forma constante. 

Se antes da pandemia a internet já tinha um papel essencial nos hábitos de compra dos consumidores, hoje isso aumentou consideravelmente. Esse é um ponto essencial a ser considerado ao criar as estratégias para aumentar as vendas.

3. Invista no seu relacionamento com o cliente

Manter um cliente é imensamente mais lucrativo do que adquirir um cliente novo. Por isso, uma vez conquistado, deve ser valorizado e cuidado para que consuma cada mais do seu negócio e também traga novos clientes por indicação.

Para manter um relacionamento ativo é fundamental estipular algumas estratégias que favoreçam o vínculo, como um ótimo atendimento, benefícios por fidelidade, e-mails em datas importantes, newsletters, entre outros.

Dessa forma, será mais fácil manter o cliente fiel à marca e poderá realizar campanhas de cross selling e upselling para aumentar as vendas junto a ele. Entretanto, para que esse tipo de estratégia funcione é necessário conhecer bem o cliente e entender a sua jornada de compra.

Assim, a sua empresa poderá oferecer soluções no momento apropriado de acordo com o seu perfil, aumentando a probabilidade de consumo.

4. Conheça o seu concorrente e aumente as suas vendas

Conhecer a concorrência é fundamental para que sua empresa possa criar um diferencial e se mantenha competitiva no mercado.

Um erro muito comum é copiar ações da concorrência. Isso, além de dar maior força para seu rival, já que está validando algo que ele fez primeiro, não apresenta a sua marca como inovadora.

Por isso, se você identificou uma boa estratégia da concorrência, não faça igual, faça melhor! 

Ou seja, otimize o que ela está fazendo e ofereça um plus para o consumidor, desse modo, você poderá tomar a dianteira.

5. Crie a estratégia da sua marca

Uma vez que você já conhece bem o cliente, a sua jornada de compra e o mercado em que atua, você já conta com as ferramentas básicas para criar a sua estratégia.

A estratégia de marca é um conjunto de processos e atividades que permite que a marca por si só gere maior valor aos seus produtos ou serviços. Para isso, deve deixar uma mensagem positiva sobre seus ideais, sua preocupação com os clientes e a forma como enxerga o mundo.

Com a estratégia de marca definida você está pronto para transmitir a sua mensagem para todo o seu público por meio do marketing. 

6. Invista em marketing digital para aumentar as vendas

O marketing é fundamental para aumentar as vendas de qualquer negócio e você pode escolher entre o marketing tradicional e o digital. 

Com o aumento do uso da internet no dia a dia dos consumidores, o marketing digital é uma excelente alternativa para os negócios que conhecem bem o seu público e sabem onde encontrá-lo.

O investimento em marketing digital costuma ser muito menor quando comparado ao marketing tradicional, já que alcança um segmento específico de pessoas, precisamente aquele que nossa marca busca e que também busca pelos nossos produtos. Ou seja, que está pronto, ou quase pronto, para comprar.

Por esse motivo os resultados também são muito melhores.

As possibilidades oferecidas pelo marketing digital são inúmeras: anúncios no Google, redes sociais, blogs, e-mail marketing, remarketing, etc. 

Existe uma grande variedade de opções e formatos que deverão ser selecionadas de acordo com as necessidades do negócio e o perfil dos consumidores.

Mas uma coisa elas têm em comum: segmentação, direcionamento, custos baixos e ótimos resultados. 

7. Escolha sua equipe vendas

Escolher a equipe adequada é outro dos fatores essenciais para aumentar as vendas. Existem basicamente duas opções hoje em dia: contratar vendedores externos, que serão funcionários da empresa, ou selecionar representantes comerciais autônomos, sem vínculo empregatício.

Ambos têm características diferentes e dependerá das necessidades e da forma de trabalho da sua empresa escolher entre um ou outro.

Ou, como muitas empresas fazem, um modelo híbrido que trabalha com as duas formas em regiões e estratégias diferentes.

8. Ofereça treinamento constante a sua equipe de vendas

Independentemente se você contrata vendedores externos ou representantes comerciais autônomos é importante fazer uma boa gestão da sua equipe. 

Entre os requisitos fundamentais para ter uma equipe de sucesso estão as capacitações. É primordial que o vendedor ou representante conheça bem o seu negócio e o mercado em que vai se desenvolver. Por outro lado, ele deve contar com todo o apoio que a empresa pode lhe oferecer para exercer bem sua função. 

Uma equipe bem treinada e que conta com o suporte que precisa estará mais motivada, capacitada e se sentindo valorizada profissionalmente.

9. Acompanhe as tendências do mercado

O mercado muda constantemente, por isso, é importante acompanhar todas as novidades e tendências do setor.

Inovar é uma forma de atrair mais clientes e se afirmar como autoridade no mercado, portanto, inove sempre. Não só utilizando equipamentos modernos e atualizados, mas também nas estratégias da marca.

Além de otimizar os processos, o uso de novas tecnologias permite produzir com mais eficácia e personalização. Algo que cada vez é mais valorizado pelos consumidores.

Ofereça produtos e serviços que acompanhem as tendências, dessa forma, as vendas serão muito mais fáceis de fazer.

10. Utilize um CRM e impulse as vendas

Um dos recursos que não pode faltar em um negócio que quer aumentar as vendas é um CRM. O Customer Relationship Management é um software que ajuda as empresas a terem uma melhor gestão dos seus clientes, controlando visitas, propostas, vendas e muito mais.

Essa fantástica ferramenta ajuda a otimizar o relacionamento com o cliente, humanizando o seu negócio e facilitando o atendimento personalizado. Tudo isso contribui com o aumento das vendas e a fidelização dos clientes. 

Aumentar as vendas do seu negócio não só depende da sua equipe de vendas, mas também de todo o trabalho realizado antes, durante e depois. Quando a empresa faz a lição de casa, o vendedor ou representante comercial consegue melhores resultados que podem se manter ao longo prazo graças à fidelização.

A sua equipe de vendas deve ter também essa mesma forma de pensar e de agir, valorizando cada vez mais o relacionamento com o cliente e transmitindo a imagem da marca. Dessa forma, todos ganham: a empresa ao aumentar as vendas e os vendedores obtendo não só maiores, mas também, melhores resultados.

Gostou do nosso artigo de hoje? Então, segue aqui a nossa última dica para aumentar as vendas: assine nossa newsletter e, com nossos conteúdos, iremos ajudar você a vender ainda mais!

Críticas? Dúvidas? Sugestões? Possui outro ponto de vista?
Comente aí embaixo e ajude a tornar este espaço cada vez mais completo e enriquecedor para a nossa categoria.

Equipe Hafidme

Equipe Hafidme

Post escrito pela Equipe Hafidme